Artigos
Leia o Artigo Mais Recente:
Mais Artigos

IA no Marketing: Muito Além de Criar Texto e Imagem
Se o primeiro pensamento que vem à sua mente quando se fala em “Inteligência Artificial no Marketing” ainda for “gerar texto e imagem”, talvez seja hora de rever o quanto sua operação está aproveitando, de

Você já acordou para o Metamarketing?
Outro dia, ouvindo alguns amigos no trabalho conversarem, tomei conhecimento da existência e fui apresentado a alguns vídeos sobre o GTA RP. Para quem não sabe – como eu não sabia –, trata-se de uma

As Tendências de Marketing para 2025
Olá, leitor! O primeiro artigo de 2025 chegou tarde, eu reconheço, mas espero que ainda a tempo de trazer alguns bons insights e reflexões para empresas que estão operacionalizando seus planejamentos de Marketing para 2025.

CRM para Pequenas e Médias Empresas: Implementando Com Recursos Limitados
Muitos pequenos e médios empresários já se depararam com o momento em que cogitaram implementar uma ferramenta para gerenciar os dados dos seus clientes e organizar suas vendas e acabaram voltando atrás, mesmo sabendo do

Venda Cross-Channel: Criando Uma Jornada Integrada em Diferentes Canais
Vou começar este artigo como os outros, contando uma historinha que sei que você já vivenciou. Certo dia, você decide aprender uma língua estrangeira. Faz uma busca no Google e encontra uma escola de idiomas

Plan Short, Act Fast! Por Que Planejamentos Longos Raramente Funcionam?
Quantas vezes você já viu um plano perfeito ruir diante da realidade? No papel, parecia infalível: metas ambiciosas, ações bem detalhadas e um cronograma impecável. Mas, quando o plano encontrou o mundo real, ele se

Marketing + I.A.: Como Montar Uma Operação de Marketing Preditivo
“Esse site acabou de ler minha mente!” Você certamente já pensou isso um dia. Se é que já não passou por isso hoje. Às vezes, navegando por um e-commerce, antes mesmo de clicar em um

Sucesso do Cliente: Aumente a Recorrência Promovendo Experiências
No artigo de hoje, te convido a puxar da memória: “Qual foi o último serviço por assinatura que você comprou?” Talvez tenha sido um serviço de streaming, uma caixa de produtos especiais, algo do mundo

Seguir Todas as Tendências Pode Estar Te Atrapalhando | Consistência X Distração
Mais um dia comum nas redes sociais: Você está lá, rolando pelo feed, e cada post grita sobre a “última grande sacada” no marketing. Surge uma nova ferramenta milagrosa, uma tendência de rede social que

Vender Sem Pressão: Como Aumentar a Confiança do Cliente
Tenho certeza que já aconteceu com você: aquela negociação caminhando bem e, do nada, o cliente desaparece ou muda de ideia. Você já tinha jogado seu rapport, quebrado todas as objeções das quais conseguiu lembrar

Conquistando Clientes que Pagam Mais
Você virou a noite fazendo aquela apresentação detalhada para um cliente. Slides com gráficos, tabelas e, claro, aquela lista minuciosa de características que tornam seu produto ou serviço o melhor do mercado. Tudo parece perfeito;

Gabriel Ramalho
Ajudo empresas a transformarem seus desafios de marketing em estratégias práticas que geram resultado. Com mais de 15 anos de atuação, trabalho diretamente com decisores para estruturar marca, jornada, CRM, canais e vendas — sem enrolação, sem modismo, com inteligência aplicada ao que importa: performance e crescimento.
Escolha uma categoria
Sua empresa ainda está presa à "síndrome do marketeiro"?
Se sua empresa ainda acredita que “Marketing” é sinônimo de “Divulgação“, está na hora de você dar uma sacodida e profissionalizar sua gestão de marketing!