Seguir Todas as Tendências Pode Estar Te Atrapalhando | Consistência X Distração

Este artigo foi útil para você? Deixe um like ou me pague um cafezinho

11

Mais um dia comum nas redes sociais: Você está lá, rolando pelo feed, e cada post grita sobre a “última grande sacada” no marketing. Surge uma nova ferramenta milagrosa, uma tendência de rede social que “você precisa aproveitar”, ou a promessa de dominar os algoritmos com musiquinha da moda, dança ou trend. A tentação é grande. E não falta quem queira apontar o caminho da próxima galinha dos ovos de ouro.

Mas, vamos lá! Permita-me ser direto e dizer algo na sua cara: pular constantemente de uma novidade para outra pode ser justamente o que está te atrapalhando.

Quando a gente é criança, o brinquedo novo é sempre o mais interessante. Sempre se quer tê-lo, ainda que o brinquedo que já se tem funcione muito bem. E, agora crescidos, pular para a próxima “grande novidade” do Marketing geralmente vem às custas e prejuízo do que já está em tração.

Estudo recente publicado na Forbes apontou que uma das principais razões pelas quais 90% das startups fracassam é a falta de foco. Esquecer de ajustar as lentes para seu negócio enquanto focaliza o caminho alheio como referência pode cobrar uma conta cara.

O que precisamos para estar nos 10%? Reforçar os fundamentos, em vez de seguir qualquer tendência.

 

Foque no que Funciona

Os princípios básicos do marketing nunca saem de moda, esta é a verdade. Se você quer ver seu negócio crescer de verdade, invista na repetição do que já deu certo. Tem um funil que já funciona? Otimize ainda mais. Aquele processo que já está rodando liso? Refine um pouquinho mais.

Acredite, fazer mais do mesmo, com melhorias, é muito mais eficiente do que correr atrás de novidades o tempo todo.

 

A “Regra do 7”: Repetição Gera Confiança

Sabe aquele anúncio que você ouviu no rádio várias vezes no mesmo dia? As marcas sabem que, quanto mais a gente ouve ou vê uma mensagem, mais familiar ela fica. E quando algo se torna familiar, gera-se confiança.

A famosa Regra do 7 (“Rule of 7”, em inglês) afirma que as pessoas precisam ser expostas à sua mensagem pelo menos sete vezes antes de tomar uma decisão. Hoje em dia, com o ritmo frenético das redes sociais, pode ser até mais. O tão conhecido por nós “Momento Zero da Verdade” não concorre só com os competidores; concorre com a própria distração.

Agora, compare isso com o que muitos fazem por aí: mudam a campanha toda semana, trocam o slogan, tentando capturar todo mundo. O problema é que, no final, ninguém tem tempo de absorver a mensagem principal, que se confunde e pasteuriza. Como se diferenciar quando se faz o mesmo? Pode até render curtidas e visualizações momentâneas, mas tenho certeza de que não é isso que bota dinheiro no seu caixa, concorda?

 

CRM: Mais do que Alimentar o Comercial, fonte de informação

Muitas empresas acabam usando o CRM só pra organizar o processo comercial. Mas, na real, ele pode ser muito mais do que isso.

O CRM não deveria ser apenas um lugar para registrar negociações e contatos de leads e prospects. Ele é uma ferramenta valiosa para compreender profundamente o seu público, gerenciar todas as informações sobre ele e, a partir disso, personalizar suas ofertas e suas mensagens. É aqui que você pode ir além e adaptar seus discursos para cada cliente, não de forma genérica, mas levando em conta os interesses e preferências de cada um.

Quando você conhece bem seu cliente, pode oferecer soluções que realmente falam com ele. Construir relacionamentos fortes, criar histórias envolventes e oferecer chamadas para ação claras e direcionadas sempre superará a última tendência de marketing e aumentará as chances de fechar negócio.

 

Manter Relacionamento é Mais Importante que Ficar Pulando de uma Ferramenta Para Outra

Tudo isso nos leva a um estudo do Market Wizdom que aponta que a incapacidade das empresas em manter um bom relacionamento com seus clientes atuais é a principal responsável pela perda de 20% a 80% da base todos os anos. Cuidar do seu tanque de peixes ainda é melhor do que se arriscar no mar todo dia.

Manter clientes satisfeitos com seus produtos, serviços, entregas e atendimento, e nutrir esse relacionamento é muito mais eficaz e barato do que gastar energia com novas estratégias para captar gente nova o tempo todo.

 

Personalização: A Chave do Sucesso

Em vez de tentar acertar todo mundo com uma campanha genérica ou a última tendência da rede social, o segredo está em entender quem é o seu público e entregar algo feito sob medida para ele. Para isso, não precisa de truques mirabolantes.

Ferramentas simples de pesquisa e aprofundamento sobre o perfil do cliente atual, como Funis de Quiz, já ajudam a segmentar seu público com base em perguntas bem direcionadas. Assim, você sabe exatamente o que oferecer a cada pessoa, em vez de tentar acertar na adivinhação ou mudar de estratégia a cada semana até que algo engate.

 

Por fim, Foque no que Importa, Não no que Reluz

O mercado está sempre cheio de novidades tentadoras. Mas, no final das contas, o segredo do sucesso é um: consistência. E garanti-la mantendo o foco no que já funciona.

Em resumo, muita coisa pode ser “modinha”, mas observação, repetição, otimização, relacionamento e personalização nunca sairão de moda.


Confira 05 Dicas Práticas

  1. Evite distrações: Não se deixe levar pela “síndrome do objeto brilhante” ou próxima grande tendência da rede social. Não é porque algo é novo que é melhor para o seu negócio. Monitore e foque no que funciona.
    .
  2. Aposte nos fundamentos: Processos e campanhas bem feitos trazem resultados contínuos e mais previsíveis do que aventuras e mudanças de percurso semanais.
    .
  3. Repetição gera confiança: Sua mensagem precisa ser vista várias vezes para realmente marcar presença. Aposte em Remarketing para garantir mais visualização de suas mensagens e discursos.
    .
  4. Invista em personalização: Entender seu público e entregar algo direcionado é muito mais eficaz. Já baixou algum aplicativo de exercícios ou dieta que pede para você primeiro cadastrar todas as informações sobre você para que monte algo personalizado? Em um mundo onde as informações pessoais são controladas pelos algoritmos, ter estes dados sob sua guarda é um grande diferencial (respeitando a LGPD, claro). Na falta disso, ferramentas como Typeform ou LeadQuizzes ajudam a perfilar.
    .
  5. Use o CRM para mais do que vendas: Um bom CRM não é só para alimentar o time comercial. Use-o para conhecer melhor seu público, personalizar ofertas e adaptar seus discursos. Comunicações personalizadas e adequadas a cada tipo de cliente e a cada momento dentro da relação com seu negócio, produto ou serviço, são peças chave para o sucesso da sua estratégia de marketing.
    .

Mas, me conta aí!

E você, já caiu na armadilha de seguir cada tendência? Como mantém o foco no que realmente traz retorno? Vamos conversar sobre isso?

Gabriel Ramalho

Ajudo empresas a transformarem seus desafios de marketing em estratégias práticas que geram resultado. Com mais de 15 anos de atuação, trabalho diretamente com decisores para estruturar marca, jornada, CRM, canais e vendas — sem enrolação, sem modismo, com inteligência aplicada ao que importa: performance e crescimento.

Gabriel Ramalho

Ajudo empresas a transformarem seus desafios de marketing em estratégias práticas que geram resultado. Com mais de 15 anos de atuação, trabalho diretamente com decisores para estruturar marca, jornada, CRM, canais e vendas — sem enrolação, sem modismo, com inteligência aplicada ao que importa: performance e crescimento.

Conteúdos Relacionados
Sua empresa ainda está presa à "síndrome do marketeiro"?

Se sua empresa ainda acredita que “Marketing” é sinônimo de “Divulgação“, está na hora de você dar uma sacodida e profissionalizar sua gestão de marketing!

Este artigo foi útil para você?

Se este artigo de certa forma te ajudou, me pague um cafezinho!

WhatsApp Image 2024-11-09 at 16.06.17

Chave PIX Copia e Cola:

00020126940014br.gov.bcb.pix01363e5f5666-bfaa-40e4-8d5b-e5e42dda4f770232Cafezinho para o Gabriel Ramalho27600016BR.COM.PAGSEGURO013643BC80F5-64DE-4B3D-ADB0-6A867D519CD552040000530398654045.005802BR5925GABRIEL RAMALHO DE FARIAS6009FORTALEZA62290525PAGS00000050024110916056563049166

Sua empresa ainda está presa à "síndrome do marketeiro"?

Se sua empresa ainda acredita que “Marketing” é sinônimo de “Divulgação“, está na hora de você dar uma sacodida e profissionalizar sua gestão de marketing!

Conteúdo Relacionado