IA no Marketing: Muito Além de Criar Texto e Imagem

Este artigo foi útil para você? Deixe um like ou me pague um cafezinho

1

Se o primeiro pensamento que vem à sua mente quando se fala em “Inteligência Artificial no Marketing” ainda for “gerar texto e imagem”, talvez seja hora de rever o quanto sua operação está aproveitando, de fato, o potencial dessa tecnologia.

Porque não se trata apenas de criar mais coisas mais rápido. É sobre criar melhor. Com mais inteligência, mais personalização e menos desperdício. Uma ferramenta que pode apoiar seu processo de marketing como um todo, desde o diagnóstico e planejamento à mensuração dos resultados e correção de rumos.

Quando bem usada, ela não só reduz gargalos operacionais, como também pode melhorar o posicionamento da sua marca, a otimização de campanhas e a eficiência das decisões.

Quer testar na prática? Separei alguns exemplos práticos, com links, para ajudar a enxergar a Inteligência Artificial para muito além do Chat GPT, atuando nas diferentes etapas do processo de marketing:

 


Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para Pesquisa de Mercado, Análise de Demanda, Segmentação e Concorrência

Agentes autônomos e assíncronos permitem que você delegue tarefas, como a análise de mercado, estudo de concorrência, segmentação de audiências e muito mais. Permitem criar desde relatórios para tomadas de decisão a landing pages para suas campanhas.

Os principais agentes autônomos atualmente são:

 


Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para Definição de Proposta de Valor e Planejamento de Estratégias

Ferramentas de IA voltadas a profissionais de marketing e gestores de empresas com assistentes para definição de proposta de valor, validação de ideias, análise SWOT, geração de modelos de negócio e planos de marketing

 


Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para Desenvolvimento de Conteúdo e Criatividade

Ferramentas para geração, otimização e humanização de textos.

 


Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para Imagens, Vídeos, Trilhas e Locução

Ferramentas para criação de recursos visuais e audiovisuais.

IA para geração de Imagens:

IA para geração de Vídeos:

IA para geração de Trilhas Sonoras:

IA para geração de Locução:

IA para geração de Edição e Cortes:

 


Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para Criação de Campanha Publicitária

Ferramentas para criação visual e prototipagem de anúncios e peças.

 


Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para Análise de Resultados e Otimização de Campanhas

IA para ajustar e melhorar campanhas em tempo real.

 


Lembre-se sempre: A tecnologia muda, mas o cliente continua buscando clareza, confiança e conexão com sua marca. A IA só ajuda se for usada para entregar isso com mais inteligência e menos desperdício.

Se sua oferta não está clara, se a jornada do cliente está mal desenhada ou se a equipe comercial não acompanha o discurso, a IA só vai fazer tudo isso chegar mais rápido — ao lugar errado.

Se quiser conversar sobre como aplicar isso no seu negócio, de forma prática e ajustada à sua realidade, é só me chamar.

Gabriel Ramalho

Gabriel Ramalho é consultor de Marketing e Comunicação com mais de 15 anos de experiência no atendimento de grandes empresas. E também de pequenas e médias empresas que pensam grande!

Este artigo foi útil para você?

Se este artigo de certa forma te ajudou, me pague um cafezinho!

WhatsApp Image 2024-11-09 at 16.06.17

Chave PIX Copia e Cola:

00020126940014br.gov.bcb.pix01363e5f5666-bfaa-40e4-8d5b-e5e42dda4f770232Cafezinho para o Gabriel Ramalho27600016BR.COM.PAGSEGURO013643BC80F5-64DE-4B3D-ADB0-6A867D519CD552040000530398654045.005802BR5925GABRIEL RAMALHO DE FARIAS6009FORTALEZA62290525PAGS00000050024110916056563049166

Sua empresa ainda está presa à "síndrome do marketeiro"?

Se sua empresa ainda acredita que “Marketing” é sinônimo de “Divulgação“, está na hora de você dar uma sacodida e profissionalizar sua gestão de marketing!

Conteúdo Relacionado