Desculpe, Zuck! Marketing é Outra Coisa!

Este artigo foi útil para você? Deixe um like ou me pague um cafezinho

2

Nos últimos dias, a fala de Mark Zuckerberg sobre o “fim do gestor de tráfego” com o avanço da Inteligência Artificial gerou burburinho no mercado. Segundo o CEO da Meta, a proposta da empresa seria um sistema onde o anunciante apenas informaria o objetivo e o orçamento, e a IA faria todo o resto. Criar, segmentar, otimizar. Sem precisar de gestores.

O que muita gente, que tem corrido para decretar o fim da profissão de gestor de tráfego, parece ter esquecido é que marketing não é sobre operar ferramenta. Nunca foi.

Sem arrodeio: o que está queimando verba (e a reputação de muitos profissionais) não é a IA. É a crença de que campanha de sucesso se consegue só apertando botão. O inimigo não é artificial; é humano: é a falta de visão.

É achar que tráfego sozinho resolve produto ruim, discurso mal construído e marca que não sabe o que está vendendo. Que alcance, isoladamente e mesmo sem conversão, é métrica a ser comemorada. Que conversão sem qualificação de leads é gol. É a falta do pensamento estratégico, focado só na entrega do anúncio, sem se preocupar com construção de valor e conexão com o cliente. É querer se destacar na multidão de um show de rock vestindo roupa preta.

O algoritmo não cria conceito nem entende contexto. O algoritmo interpreta e reproduz. Sem clareza, proposta de valor e criatividade, o resultado final vai ser apenas mais uma gota no oceano da desatenção.

A automação pode até trazer agilidade para otimizar conversões de campanhas, mas não contribui para o que de fato constrói uma marca e cria lealdade com os clientes: a consistência. Confiança não se cria em linha de código, mas no arroz com feijão do dia a dia. 

O gestor de tráfego que continuará essencial será aquele que sabe que marketing sempre foi sobre gerar interesse. E que sem discurso, segmentação, relevância e contexto, dificilmente há sustentabilidade e escala na operação. Este profissional não está ameçado. Pelo contrário: vai ser mais eficiente, usando a IA como apoio, e não como muleta.

Já aquele que acha que é gestor só porque sabe mexer com impulsionamento, este sim talvez esteja com os dias contados.

Mas aí a culpa não vai ser da tecnologia…

Gabriel Ramalho

Ajudo empresas a transformarem seus desafios de marketing em estratégias práticas que geram resultado. Com mais de 15 anos de atuação, trabalho diretamente com decisores para estruturar marca, jornada, CRM, canais e vendas — sem enrolação, sem modismo, com inteligência aplicada ao que importa: performance e crescimento.

Gabriel Ramalho

Ajudo empresas a transformarem seus desafios de marketing em estratégias práticas que geram resultado. Com mais de 15 anos de atuação, trabalho diretamente com decisores para estruturar marca, jornada, CRM, canais e vendas — sem enrolação, sem modismo, com inteligência aplicada ao que importa: performance e crescimento.

Conteúdos Relacionados
Sua empresa ainda está presa à "síndrome do marketeiro"?

Se sua empresa ainda acredita que “Marketing” é sinônimo de “Divulgação“, está na hora de você dar uma sacodida e profissionalizar sua gestão de marketing!

Este artigo foi útil para você?

Se este artigo de certa forma te ajudou, me pague um cafezinho!

WhatsApp Image 2024-11-09 at 16.06.17

Chave PIX Copia e Cola:

00020126940014br.gov.bcb.pix01363e5f5666-bfaa-40e4-8d5b-e5e42dda4f770232Cafezinho para o Gabriel Ramalho27600016BR.COM.PAGSEGURO013643BC80F5-64DE-4B3D-ADB0-6A867D519CD552040000530398654045.005802BR5925GABRIEL RAMALHO DE FARIAS6009FORTALEZA62290525PAGS00000050024110916056563049166

Sua empresa ainda está presa à "síndrome do marketeiro"?

Se sua empresa ainda acredita que “Marketing” é sinônimo de “Divulgação“, está na hora de você dar uma sacodida e profissionalizar sua gestão de marketing!

Conteúdo Relacionado